sábado, 17 de dezembro de 2011

natural, pra mim, é assim...uma metáfora que se constrói

 minhas montanhas," minhas " só porque elas estão ao alcance do meu olhar, elas falam comigo, elas me ensinam


natural, pra mim, é acordar, abrir a porta da casa e pisar direto na grama. comer pão feito em casa e coalhada natural que mais parece creme de leite fresco tirado das vacas que pastam o capim plantado aqui. estar lavando uma roupa no tanque e, de repente, sentir o focinho da égua que lambe  o meu ombro e me dá bom dia. o gato novinho que pula feliz e mia comunicando sua fome enquanto o mais velho já sabe que vem. estender uma roupa no varal e em poucas horas ela estar sequinha e cheirosa. escolher que legume comer e ir nos canteiros colher, nem precisar lavar as folhas de couve, porque não tem agrotóxicos nem mijo de cachorro, só tem água da torneira que vem da nascente pura e da chuva. lavar louça e descobrir, em frente à  janela, novas espécies de passarinhos e beija-flores chupando o néctar das flores.  ver a lua nascer atrás das montanhas e ligar o som na altura que bem entender porque sei que não vai atrapalhar o sono de ninguém, acionar  o liquidificador altas horas da noite, sair no escuro de camisola em noites escuras de lua minguante, ir com a lanterna até lá na horta buscar os temperos porque deu vontade de providenciar uma ceia naquela hora, apesar dele dizer, você vai mesmo? e , no caminho, tropeçar num sapo, a minha pele com a dele, que mais parece couro curtido no sol do sertão... chegar dezembro, dispensar os pijamas quentinhos e meias, fechar as persianas e deixar os vidros abertos, mas ainda estar me cobrindo com a colcha de pena de ganso depois de um dia andando descalça, com sutiã à mostra por trás da camiseta de alças fininhas. ter tempo pra almoçar junto, tomar café da manhã comentando os sonhos, interpretar as angústias e dilui-las junto à natureza. trocar vivências com o povo daqui e enriquecer. receber os amigos e compartilhar isso tudo.
falta de tempo é falta de concentração, de fazer lista no coração do que é prioridade, então não vem com esse papo de que ando super ocupado...acho  feia essa desculpa...  não, não dispenso ipads, ipods, etcs e tal, dispenso é falta de qualidade.

2 comentários:

Lívia Caetano disse...

Minha querida Simonetta,
quantas saudades... quero muito te reencontrar.
Neste primeiro dia de 2012, envio-te a letra de uma das músicas que mais tenho curtido ouvir. É uma oração do Caetano (ORAÇÃO AO TEMPO):

És um senhor tão bonito quanto a cara do meu filho
Tempo, vou te fazer um pedido

Compositor de destinos
Tambor de todos os ritmos
Entro num acordo contigo
Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
És um dos deuses mais lindos

Que sejas ainda mais vivo
No som do meu estribilho
Tempo tempo tempo tempo

Ouve bem o que te digo
Peço-te o prazer legítimo
E o movimento preciso
Quando o tempo for propício
De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definido
E eu espalhe benefícios

O que usaremos prá isso
Fica guardado em sigilo
Apenas contigo e comigo

E quando eu tiver saído
Para fora do teu círculo
Não serei nem terás sido

Ainda assim acredito
Ser possível reunirmo-nos
Num outro nível de vínculo

Portanto peço-te aquilo
E te ofereço elogios
Nas rimas do meu estilo

Um abraço muito apertado,
Lívia

Simonetta disse...

Lívia querida,

que presente mais lindo!!!
saudades!
vamos ouvir esta música juntas aqui?
te amo muito, amiga linda!
que 2012 te traga grandes e férteis colheitas!

Related Posts with Thumbnails