segunda-feira, 19 de outubro de 2009

linda atmosfera neo, neo, neorealista



neste final de semana estava lendo o segundo caderno do jornal 'o globo', editado por fernanda montenegro,mais uma homenagem aos seus 80 anos.pensava como ela é um ser humano rico, o que fez com que ela se tornasse essa artista cheia de experiências e talento em ação. lia os bilhetinhos que ela escreveu para justificar a escolha desta ou daquela matéria e me deliciava com a linda percepção dela.as fotos desta mulher de 80 anos, seu semblante e energia são um incentivo para quem pretende chegar aos 80 com a juventude pulsando íntegra e madura na vida, sem falsos artifícios.finalmente cheguei ao bilhete que o filho dela, o cineasta claudio torres, escreveu para a mãe arlette pinheiro, sob o título a atriz que derrotou o tempo e descobriu o segredo da vida.fiquei muito tocada com tudo o que ele falou. pensei que as pessoas que convivem intimamente são as mais autorizadas a revelar o que a pessoa é de fato.lembrei de todos os bilhetes que recebo do meu  marido e da minha filha, em momentos de alegria, durante e após tempestades, que são um presente sem preço pra mim, o bem mais precioso que acumulo, resposta precisa a todos os meus movimentos e sempre um  incentivo para eu continuar crescendo...abaixo os falsos pudores (isso me lembra uma amiga mais velha que me dizia que uma mulher que chegou aos 40 e não tem noção sincera de seus defeitos e qualidades reais passou a vida em vão...)
que beleza chegar aos 80 assim como arlette pinheiro... alguns trechos do bilhete de claudio para a mãe:
arlette possui uma identidade secreta: fernanda montenegro, uma mutante que nasceu com alguma alteração genética que a fez transcender e derrotar, década após década, o desafio de permanecer contemporânea e, ao seu modo, revolucionária.
arlette derrotou o tempo e isso é visível no rosto dela.
...não se trata de uma história de sorte, e sim de sabedoria - a vida aparelhou essa mulher com amor, inteligência, discernimento, talento e coragem, e ela devolveu isso para a vida, através da mesma coisa que a libertou e aparelhou - a arte.
num outro momento de leitura no sofá, ao som da chuva, li uma entrevista linda de wayne shorter, o super músico de jazz-fusion (que conheci pessoalmente num café da manhã inesquecível aqui no rio), incentivando os super jovens budistas brasileiros (a revista é para leitores crianças e adolescentes). wayne shorter diz: nunca sejam dogmáticos....
vocês precisam ser abertos, todos os seus sentidos precisam estar abertos.
ele completou este ano 76 anos de vida com uma juventude que provoca  todos a sairem da linha de conforto e clausura...

Um comentário:

Aquela disse...

primeiro: saudade das suas visistas tão cheias de vida, como já disse em outro tempo.
gostaria de ter lido, mas sobre essa coisa de estar aberto, penso nisso, no tempo, briguei muito com ele, mas agora fiz as pazes, a gente precisa dar a mão de vez em quando, ou quase sempre. a fernanda... ela é vital. moderna e conservadora. meio bruxa até.

boa semana com chuva nesse horário novo de verão!

Related Posts with Thumbnails